SP: (11) 91567-8277 | GRU: (11) 2464-9312 São Paulo: Rua Correia Dias, 184, conjunto 91, Paraíso – SP | Guarulhos: Av. Tiradentes 1637

Retina saudável: saiba porque isso é importante

Sa_C3_BAde-da-Retina-Blog

A retina é uma camada de tecido bem fininha que fica na parte de trás do olho. Apesar de tão pequena, ela desempenha tarefas bem complexas e que tornam possível um dos seus cinco sentidos: a visão! Quando seu olho capta uma imagem, é a retina que registra essa imagem (como se fosse uma câmera fotográfica), e ainda envia essa imagem ao cérebro, que vai interpretar o que você viu. Para fazer esse trabalho, a retina precisa das milhões de células fotorreceptoras (sensíveis a luz) que a compõe, e também de impulsos elétricos, que transmitem ao cérebro as imagens captadas. Parece bastante complicado, não é? E é mesmo. A retina tem papel fundamental na visão. Por isso, é muito importante saber as causas possíveis de problemas na retina e saber quando procurar a oftalmologista para buscar tratamento.


Obstrução de vasos e/ou artérias

Portadores de diabetes, hipertensão arterial ou doenças do sangue podem ter os vasos da retina entupidos, o que diminui a capacidade de enxergar com nitidez. Isso pode evoluir para doenças mais graves como glaucoma neovascular e edema macular. Se uma artéria da retina for obstruída, a circulação sanguínea no olho é interrompida, provocando inclusive a perda na visão.

 

Diabetes

Portadores de diabetes podem sofrer de retinopatia diabética. A alta concentração de glicose faz com que os vasos sanguíneos se rompam, vazando o sangue e causando visão embaçada e distorcida. Se não for tratada, pode evoluir para glaucoma (que pode causa perda de visão lateral e cegueira) e catarata.


Hipertensão arterial

Além da já mencionada obstrução dos vasos, hipertensão pode causar a retinopatia hipertensiva, uma lesão vascular na retina. Essa doença, se não tratada, pode levar à perda de visão.

 

Sol em excesso

Se proteger do sol não é algo recomendado apenas por dermatologistas: a exposição excessiva ao sol é tão perigosa para os olhos quanto é para a pele! O excesso de radiação solar pode queimar a retina, provocando vermelhidão e irritação nos olhos.


Envelhecimento

A Degenaração Macular Relacioanada à Idade (DMRI) atinge, geralmente, pessoas acima de 50 anos, e caracteriza a degeneração das células fotorreceptoras maculares da retina. O principal sintoma é a perda da visão central, quando a pessoa passa a enxergar um “ponto preto” no centro da imagem.


Alimentação inadequada

Alimentar-se bem é uma forma fácil de prevenir uma lista enorme de doenças. Não podia ser diferente no caso dos olhos: o excesso de ingestão de gorduras ruins, açúcares e frituras causam doenças que podem afetar a retina. Ainda, a falta de algumas vitaminas, como D e E, estão diretamente relacionadas ao bom funcionamento da retina. A falta de vitamina E causa a degeneração das células da retina e a vitamina D ajuda na circulação sanguínea dessa região.

Consultar-se com uma oftalmologista com frequência deve ser parte de sua rotina de check-up médico. Mas, se você se encaixa em algum dos fatores de risco que listamos nesse texto, tem ainda alguns motivos a mais! E não deixe de cuidar da sua retina alimentando-se bem e protegendo seus olhos do sol. Enxergar é incrível, cuide da sua saúde oftalmológica!

Baixe agora sua cartilha sobre Diabetes

Loading…

Agende em São Paulo

Agende em Guarulhos

Veja os últimos posts